+ 55 (11) 98706.1108    contato@gpontes.com

GPontes - Ligando você ao sucesso!

A dificuldade como mentora de melhoria

Quase todos estão com o mesmo discurso: é complicação para cá, falta de vendas para lá; é diminuição de consumo para cá, desmotivação para lá; é empresa fechando aqui, férias coletivas para lá; até, pasmem: gente achando bom ter o seu horário de labor diminuído para se justificar a diminuição salarial e, por consequência, não ser demitido.

Indubitavelmente, vê-se que a coisa está pegando – lógico que só para alguns!

Pessoas como vocês, meus caros leitor e leitora, pensam diferentemente, pois sabem que este é o momento de se afiar o machado para facilitar o corte.

Sabemos que não existem soluções milagreiras, mas necessidade de novas estratégias postas em prática urgentemente. Só assim, aproveitaremos melhor esse incrível momento de oportunidades.

Com isto, o que quero dizer é que não precisamos reinventar a roda, mas encontrar os meios que diminuirão o atrito quando ela estiver rodando.

Coisas simples podem ser feitas e proporcionar enormes consequências.

O fator surpresa vai se tornar preponderante e você aproveitará para ter uma nova carteira de clientes fieis a você.

Viaje comigo em alguns exemplos, lembrando-nos que segmentos de mercado podem até ter o seu movimento diminuído atualmente, porém por mais difícil que a situação esteja, as pessoas continuarão indo até eles ou a qualquer outro e, para voltar a aumentar o número de pessoas nestes locais, à saída é revolucionar o atendimento, ou seja, não adianta só melhorá-lo:

1. Você chega a um bar, restaurante, pizzaria, sorveteria, ou outros negócios que para se concretizar a venda faz-se necessária a abordagem de um profissional, e ao sentar, o garçom vem até você e lhe diz: bom dia! Meu nome é João e lhe atenderei de uma maneira que o senhor jamais foi atendido em sua vida, como posso chamá-lo e em que posso servi-lo?

2. Você abriu o seu e-mail (ou a virtualidade que mais você utiliza) e há uma propaganda assim: Oi Helena, aqui é da loja que já teve a alegria de lhe vestir/calçar e estamos com uma coleção que tem o seu perfil. Veja as fotos e venha nos fazer uma visita, pois temos produtos que a deixará encantada. Ah, eles virão acompanhados de maravilhosas ofertas.

Poderia citar exemplos em outros segmentos, mas, ao em vez disto, deixo para você refletir acerca de algumas dicas:

– o momento em que verdadeiramente se cresce em conhecimento não é no dia da aula, mas no dia da prova, ou seja, não se aprende a fazer melhor pelo cliente quando as vendas estão em alta, mas quando se precisa fazer a diferença para as vendas crescerem;

– não existem soluções milagreiras, mas sim muito trabalho, boas práticas e muito treinamento para o time;

– é importante identificar o que pode ser melhorado, porém o que vai realmente importar é quando se colocará em prática a nova ferramenta, desta feita, com a melhoria identificada;

– as estratégias utilizadas no passado servem apenas para a repetição ou piora de resultados;

– momentos difíceis são situações que o mercado cria para escolher quem permanecerá dentro dele.

Para finalizar e tirar qualquer dúvida existente a respeito deste artigo, lembremo-nos de nossa empresa de Correios e Telégrafos que sobrevivia da entrega de cartas ou telegramas e, com o surgimento do e-mail, quando para muitos ela quebraria, pois havia se tornado gratuita a forma de as pessoas se comunicarem, brilhantemente nossos Correios se tornou a maior empresa do Brasil, 4ª do mundo, na entrega das compras feitas pela internet e quintuplicou o seu faturamento.

Meus caros atentem: o profissional que as empresas estão buscando não é só aquele que aproveita as oportunidades, mas, e principalmente, aquele que sabe criar as oportunidades.

Pense nisto e até a próxima!