+ 55 (11) 98706.1108    contato@gpontes.com

GPontes - Ligando você ao sucesso!

EMPRESÁRIOS E VENDEDORES: O foco não pode ser a crise!

Este é o título de minha atual palestra de trabalho e vou contar a vocês o porquê!

No mês de fevereiro, o meu artigo intitulado: “Mais uma vez – o Brasil de novo em crise”, causou uma enorme repercussão pelo País afora. Recebi e-mails de todas as nossas regiões. Uns agradeciam pelo “acordar”, outros elogiavam a ideia posta para refletir e por foi.

Todavia, um deles me chamou especial atenção. Veio de Belo Horizonte e dizia assim:

“Meu Caro Prof. Gonçalo, o tenho acompanhado há anos, inclusive já assisti uma de suas palestras na Vale do Rio Doce, na cidade de Governador Valadares, aqui em Minas. Porém, o seu artigo veio a calhar em um momento em que eu estava desistindo de meu negócio (uma pequena distribuição de hortifrúti). Com suas palavras, revi a minha estratégia e, no mesmo dia, aumentei minhas vendas em cerca de 8%, apenas porque em lugar de aguardar o pedido de meu cliente, mandei para o e-mail dele fotos de promoções que chamei “Oferta do dia em sua casa. Basta telefonar e pedir”. Por favor, escreva mais sobre este momento que passa o Brasil para que os empreendedores de ideias não permaneçam inertes.”

Algumas outras palavras deram continuidade a esse e-mail de meu incrível leitor Gustavo Melchior, A quem agradeço demais, não só pelos elogios, mas também pelas ideias que nesse artigo escrevo e as o dedico com gratidão.

Sem obstinação ou dificuldades, concluímos que esse momento em que estamos, no Brasil, vivendo, reflete uma enorme situação de oportunidades onde a atitude, a estratégia diferenciada (veja o que fez o Gustavo), a reflexão e a coragem norteiam o instigamento de vontade que provoca o cliente e o, consequente, aumento de vendas.

Este ano será um ano de incríveis oportunidades, haverá menos concorrência, pois muitos desistirão ou esperarão o Brasil voltar a deter índices que motivarão a retomada econômica.

Sair na frente desta espera fará do profissional de vendas toda a diferença necessária, nesse período, em que o pessimismo passa a fazer parte da conversa entre todos os que fazem parte do contexto vendas: clientes, vendedores, donos de negócios, etc.

Temos que entender que motivação não é algo gerado por expectativas, mas por meio de expressões, gestos positivos, olhar confiante, surpresas, postura de referência e, principalmente, visão de oportunidades.

Para isto é necessário aumentar as temperaturas de seus objetivos e metas; de seu plano de ação e de sua disciplina.

Isso requer decisão, esforço, resultados, criação de ambientes alegres e motivados, isto elevará o moral da tropa e fará com que surjam seguidores seus.

Assim, o seu reconhecimento virá com facilidade.

Lembre-se: isto tudo sem precisar de favor algum, apenas de sua vontade e competência.

Não espere a crise passar. Aproveite-se dela.

Não deixe de voar – e voe alto!

Pense nisto e até a próxima